Mais de 60 mil universitários possuem dívidas estudantis, no Amazonas

No universo estudantil, o mês de janeiro é marcado pelo período de rematrículas nas universidades e de preocupação para alguns universitários. Uma pesquisa da Serasa aponta que 48% dos que têm dívidas universitárias trancaram o curso por não conseguirem pagar as mensalidades em dia. Além disso, 26% revelam que tiveram problemas de concentração nas aulas por não conseguirem pagar as mensalidades em dia e não quitarem essa pendência.

O levantamento também aponta que 66% dos estudantes com dívida ativa junto a instituições de ensino já deixaram de comprar itens básicos, como alimentação, transporte, água e entre outros para conseguir pagar a mensalidade.

O especialista em educação financeira da Serasa, Guilherme Mendes, destaca que os inadimplentes desejam continuar os estudos apesar das dificuldades.

A inadimplência se prolonga no tempo: 61% das dívidas com instituições de ensino estão pendentes há mais de um ano, sendo que dessas, 18% já ultrapassam cinco anos. Em 71% dos casos, o valor em aberto pode chegar a até R$ 5 mil.

Somente no Amazonas, segundo a Serasa, são 60.178 universitários com dívidas estudantis.

Para ter acesso a renegociação, o aluno precisa acessar o site serasa.com.br, baixar o aplicativo Serasa no Google Play e Apple Store, ou entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 99575-2096.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Freepik

 

  • Sakuratoto