Na manhã desta segunda-feira, 11/03, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), deu início ao ano letivo dos cursos de qualificação profissional para 40 mil alunos. As aulas estão disponíveis tanto na modalidade presencial, em Manaus, quanto no formato de Ensino a Distância (EaD).
A cerimônia aconteceu no Instituto Benjamin Constant (IBC), situado no Centro de Manaus, região sul da cidade, que é especializado em cursos relacionados à informática, tecnologia, inovação, indústria 4.0 e atividades de cultura maker.
Este ano, a oferta de vagas aumentou, passando de quase nove mil no início de 2023 para 40,2 mil, representando um aumento de cerca de 350%. Desse total, 25 mil alunos estão matriculados na modalidade EaD, enquanto 15,2 mil participam das aulas presenciais na capital, distribuídos em 164 cursos.
De acordo com o governador Wilson Lima, o aumento na oferta de vagas é resultado da expansão e reforma das unidades do Cetam e a iniciativa prepara os alunos para o mercado de trabalho.
Segundo o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, está sendo realizado um diagnóstico para saber o que o mercado de trabalho está exigindo e quais cursos os alunos desejam estudar.
De 2019 até fevereiro deste ano, o governo já disponibilizou um total de 856 mil oportunidades em cursos técnicos e de capacitação profissional nas instalações do Cetam em todo o estado. Apenas em 2023, foram abertas mais 200 mil vagas.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens: Alex Pazuello e Diego Peres – Secom