Mais de 300 alunos do Amazonas classificados para a segunda etapa da OBL

Mais de 300 alunos do Amazonas classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística

Mais de 300 estudantes da rede estadual do Amazonas avançaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) 2025-2026, que ocorre em 13 de setembro. O destaque vai para a Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, em Manaus, que classificou 278 alunos — mais da metade dos representantes do estado. Ao todo, nove escolas estaduais tiveram alunos selecionados.

Voltada ao estudo da linguagem, lógica e diversidade cultural, a OBL propõe desafios que estimulam o raciocínio e o interesse por diferentes formas de conhecimento.

Os participantes disputam vagas na Escola de Linguística de Outono (ELO), em 2026, etapa preparatória para a Olimpíada Internacional, na Romênia. A diretora da EE Maria Amélia, Elisangela Guedes, destaca o esforço coletivo da equipe para garantir engajamento e organização para as próximas fases.

No total, 465 estudantes do Amazonas foram aprovados, considerando redes pública e privada. Os resultados da segunda fase saem em novembro, e apenas 60 alunos do país seguirão para a ELO, que inclui etapas virtuais e uma fase presencial de uma semana.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto