Mais de 18 mil pessoas devem realizar provas para cargos temporários do IBGE, no AM

Mais de 18 mil pessoas se inscreveram nas provas do Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Censo Demográfico de 2022, para os cargos temporários de recenseador e agente censitário, no Amazonas.

A seleção é para o preenchimento de 3.092 vagas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As provas vão ser realizadas no domingo em todos os municípios do Estado.

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já os agentes censitários atuam nos postos de coleta, orientando os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

A prova para recenseador será aplicada às às 8h, pelo horário de Manaus, e terá três horas de duração. Já os candidatos ao cargo de agente censitário vão fazer a partir de 13h30, com duração de três horas e trinta minutos.

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

O conteúdo das provas está detalhado no edital. Além disso, o IBGE disponibilizou uma apostila de conhecimentos técnicos para que os candidatos tirem as dúvidas sobre as funções. A apostila e o Código de Ética do IBGE também estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas. Outras informações importantes também estão disponíveis no site do IBGE.

Com informações da Assessoria de Imprensa