A campanha de vacinação contra covid-19 segue em todo o Amazonas, e mesmo com vacinas disponíveis para quase todas as faixas etárias, 926.147 pessoas em todo o estado ainda estão com a dose de reforço em atraso. O número de atrasados corresponde a 33,4% da população que se encaixa no grupo para qual o reforço está disponível.
Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto. Segundo o órgão, a 3ª dose do imunizante está disponível para a população com 18 anos ou mais.
Leia também: Especialista reforça importância da vacinação contra influenza em Manaus
O infectologista doutor Bernardino Albuquerque explicou porque é necessário dar continuidade ao ciclo vacinal, com a dose de reforço.
“A questão do reforço é extremamente importante e essencial. Nós sabemos que esses anticorpos, essa resistência não permanece no mesmo nível ao decorrer do tempo. Nós temos que, principalmente nessa época em que o vírus ainda está circulando fazer com que a nossa imunidade seja reforçada, com mais uma dose de vacina. Para que assim, a gente possa dar continuidade a essa situação que realmente nos trouxe um alívio, à medida que deixamos de perder nossos entes queridos, nossos conhecidos e desconhecidos também”, comentou.
No Amazonas, os municípios com maior quantidade de pessoas com a dose de reforço em atraso são: Manaus, Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba e São Gabriel da Cachoeira. Esses dados são consolidados pela Sala de Situação de Análise de Saúde da FVS.
Ouça esta reportagem em áudio:
Durante a atualização do cenário vacinal, a fundação reforçou que é essencial completar o ciclo de imunização, para reduzir ainda mais a disseminação do vírus no Estado.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar