FVS-AM restringe acompanhantes e visitas em hospitais do AM para reduzir a disseminação da Covid-19

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou, nessa terça-feira, nota técnica que restringe acompanhantes e visitas em hospitais do estado e em serviços ambulatoriais para minimizar a circulação de pessoas e reduzir o risco de disseminação do novo coronavírus.

As principais recomendações da Nota Técnica Conjunta nº 30/2020 incluem a presença de acompanhante para alguns tipos de pacientes, como menores de 18 anos, maiores de 65 anos e mulheres no pré-parto, parto e pós-parto. Os acompanhantes, quando autorizados, devem passar por triagem antes de entrar na unidade hospitalar e obedecer a critérios, como não apresentar sintomas gripais e não ter tido contato com infectados pelo novo coronavírus.

O documento aponta que foram suspensas as visitas em hospitais de referência para tratamento de Covid-19 e em unidades que não possuem fluxo diferenciado para circulação de demais pacientes e acompanhantes.

Em caso de unidades que ainda continuem recebendo visitas, é necessário observar o uso de máscara de proteção, higiene pessoal e constante das mãos com água e sabão, etiqueta da tosse, restrição da visita apenas ao quarto/box do paciente ou áreas designadas pelo serviço, além do uso apropriado de Equipamento de Proteção Individual.

Todas as especificidades sobre a autorização de visitas e acompanhantes de pacientes podem ser encontradas na nota técnica, disponível em https://bit.ly/2HHRFAR.

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/FVS-AM