O Governo do Amazonas recebeu, na madrugada desta sexta-feira (26/03), 44,9 mil doses de imunizantes contra a Covid-19. O lote que chegou ao Amazonas nesta sexta-feira é composto por 35 mil doses do tipo CoronaVac e outras 9,9 mil de AstraZeneca. As doses vão atender os grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
Essa é a décima remessa destinada ao estado, que já recebeu 1.079.520 doses de vacinas, de janeiro deste ano até agora.
Nova orientação
Conforme a nota técnica da FVS divulgada nesta quinta-feira (25/03), as doses de CoronaVac da nona remessa, que chegaram no último sábado (20/03), serão usadas em totalidade como primeira dose (das duas doses que compõem o esquema vacinal contra da Covid-19). A indicação veio do MS, para que todas as doses do imunizante sejam aplicadas sem necessidade de reserva da segunda dose para completar o esquema vacinal.
As instruções para distribuição da décima remessa deverão ser divulgadas por meio de outra nota técnica nesta sexta-feira (26/03).
A distribuição da nona remessa inclui aos municípios 39.590 doses da vacina CoronaVac para continuidade da vacinação, de forma que atenda 100% dos grupos prioritários de pessoas de 60 anos ou mais e, ainda, de trabalhadores da saúde que eventualmente não foram vacinados. As demais 2.210 doses serão mantidas no estoque estratégico da FVS-AM.
A nota orienta, ainda, que a capital do estado, Manaus, iniciará a fase 3 da vacinação, que corresponde ao grupo prioritário de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades e quilombolas.
Com informações da Assessoria
Foto: Arthur Castro/Secom