Mês de maio reforça ações de combate à exploração sexual infantojuvenil

De acordo com o Observatório do Terceiro Setor, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de exploração sexual de jovens e crianças, com cerca de 500 mil vítimas por ano. Um dado que exige ações efetivas do poder público no combate a este crime. A campanha Maio Laranja realizada em todo o país busca alertar e orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual.

Em Manaus, uma séria de atividades será realizada ao longo do mês. A abertura acontecerá em solenidade na Câmara Municipal de Manaus nesta manhã e pela tarde terá uma caminhada pela avenida Eduardo Ribeiro. Servidores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital, receberam capacitação para Execução do Plano Semasc de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Como explica a Josieth Araújo, Gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O dia nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.

 

Rádio Rio Mar

Foto:Elza Fiuza / Agência Brasil