Maio Laranja alerta para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Em 18 maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. Em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

Visando conscientizar a sociedade sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, iluminou a fachada do Teatro Amazonas.

O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente , Ernandes Herculano, destacou a importância de trabalhar em conjunto com toda rede de proteção. A campanha também será levada para a ilha tupinambarana e em escolas públicas.

O Disque-denúncia Nacional de Combate ao Abuso e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o disque 100. O serviço é diário, inclusive feriados, das 8 às 22h.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar