Lojas de materiais de construção são notificadas por venda de tijolos fora dos padrões

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) iniciou, na última segunda-feira (15), uma série de notificações em lojas de materiais de construção para combater a venda de tijolos fora dos padrões técnicos estabelecidos pela Agência Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

A medida ocorreu após a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) realizar um estudo técnico, neste mês, e identificar diversas irregularidades no processo de fabricação dos blocos cerâmicos, em olarias no interior do estado.

Conforme a norma NBR 15270-1 da ABNT, a fabricação desses produtos deve seguir parâmetros técnicos em relação ao tamanho, altura, comprimento e resistência, entre outras características. No entanto, as análises feitas nas amostras coletadas mostraram diversas desconformidades.

O Departamento de Fiscalização do Procon-AM já solicitou os esclarecimentos de pelo menos 20 lojas de materiais de construção, localizadas nas zonas centro-sul e oeste de Manaus. No decorrer da semana, a força-tarefa se estenderá às demais zonas da cidade.

Os estabelecimentos têm um prazo de 30 dias para apresentarem as informações solicitadas.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da instituição, nos telefones (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512, por e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, ou presencialmente na sede do instituto, localizada na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação