Líder indígena Yanomani denuncia na ONU desmonte de políticas públicas no Brasil

A devastação em áreas indígenas habitadas por povos isolados aumentou 113% e no total de terras ocupadas pelos povos originários o crescimento foi de 80% em apenas um ano: 2019. Os dados são do Instituto Socioambiental (Isa), com base no Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O relatório foi apresentado na Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira, 03, em Genebra, na Suíça. O pesquisador do Isa, Antônio Oviedo, afirma que é preciso alertar o mundo sobre o que está acontecendo no Brasil.

O líder indígena Davi Kopenawa Yanomami discursou por um minuto e meio no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Ele disse que o governo federal não está respeitando as leis do Brasil e nem os indígenas.

O relatório apresentado na ONU ilustra, ponto a ponto, como o desmonte de políticas públicas e o discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e dos ministros, estimulam as invasões de garimpeiros, madeireiros e grileiros ilegais nos territórios onde vivem esses povos.

Ouça matéria completa:

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução/Facebook