A operação “Lei Seca” flagrou 91 condutores no teste do bafômetro no feriado prolongado de carnaval. Durante as fiscalizações, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vistoriou 259 veículos.
Os agentes que atuam no Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) removeram 25 veículos ao parqueamento por diversas irregularidades, que não puderam ser sanadas no local ou estavam com o licenciamento em atraso.
As fiscalizações foram realizadas nas Avenidas do Turismo, Torquato Tapajós, na zona oeste de Manaus, na Djalma Batista, e Avenida Professor Nilton Lins, na zona centro-sul. Também houve fiscalização nas Avenidas Ipiranga e Itaúba, na zona sul e leste, respectivamente. Além das rodovias AM 010 e AM 070.
Acidentes e mortes
Em Manaus, durante os dias de folia, foram contabilizados 46 acidentes de trânsito, sendo 27 entre veículos com danos materiais, 17 com vítimas lesionadas e dois com vítimas fatais.
Os registros foram feitos pelo Departamento de Operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), durante a “Operação Carnaval 2022”. Cerca de 280 agentes realizaram operações com blitzes e monitoramento nas principais avenidas da cidade no período de 25/2 a 2/3.
Lei Seca
A Lei 13.546/17, aprovada em dezembro de 2017, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alterada em abril de 2018, estabeleceu mais rigor para o motorista que praticar o homicídio culposo (sem intenção) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência.
De acordo com o CTB, a penalidade para quem dirige alcoolizado é de R$ 2.934,70.
- Lei Seca completa 13 anos e Detran-AM intensifica ações de fiscalização
- Detran registra queda no número de motoristas flagrados na Lei Seca durante o réveillon
Da redação – Rádio Rio Mar
Foto: Detran/AM