Nesta semana, a Justiça do Amazonas emitiu parecer favorável ao pedido da Defensoria Pública do Amazonas e determinou que a empresa Bradesco cancele as cobranças tarifárias onerosas e adote uma série de medidas para melhorar o atendimento aos clientes dos municípios de Coari e Codajás. Entre elas: manter avisos em locais visíveis sobre como mudar de cestas bancárias para uma gratuita e encaminhar relatórios mensais sobre cancelamento de pacote de serviços tarifários de clientes. Caso a instituição financeira não cumpra a ordem judicial, pode sofrer multas de até R$ 2 milhões de reais.
De acordo com o defensor público Thiago Cordeiro, coordenador do Polo de Coari, a ação civil pública foi proposta após inúmeros clientes, a maioria pessoas idosas ou com pouca instrução, procurarem a Defensoria para denunciar o banco pela má prestação de serviço.
Para ouvir a população de Coari e Codajás e ampliar as discussões sobre o problema, a Defensoria vai realizar no dia 6 de julho, a partir das 9h30, na Câmara Municipal de Coari, uma audiência pública com a presença de diversos órgãos como Ministério Público do estado, Procuradorias-Gerais dos municípios, Comissão de Defesa do Consumidor e demais entidades. O evento é aberto à população em geral.
Rádio Rio Mar
Foto: Evandro Seixas-DPE/AM