Igreja Católica celebra São Francisco de Assis, patrono da ecologia

 

Igreja Católica celebra São Francisco de Assis, patrono da ecologia

Igreja Católica celebra São Francisco de Assis, patrono da ecologia

Nesta terça-feira, 4 de outubro, a Igreja Católica celebra um dos santos mais venerados na história, São Francisco de Assis, proclamado patrono da ecologia pelo Papa João Paulo II, em carta apostólica de 29 de novembro de 1999. No calendário civil, a data comemora o Dia da Natureza e foi criada a partir da homenagem ao padroeiro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Em Manaus a Arquidiocese conta com várias comunidades intituladas São Francisco de Assis e duas paróquias, uma no bairro São Francisco e uma no bairro Colônia Oliveira Machado, além de uma Área Missionária no bairro Amazonino Mendes.

Ouça a matéria em áudio:

 

Francisco de Assis, Francisco das Chagas, o mesmo São Francisco. Os nomes vêm a partir de alguns sinais. Assis porque nasceu nesta pequena cidade da Itália e das Chagas, por desejar sentir o mesmo sofrimento de Cristo, por isso recebeu as Santas Chagas como sinal de aprovação divina.

O pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, no bairro Colônia Oliveira Machado, Frei Paulo Xavier, destaca que São Francisco rompeu muros, no convívio com outras religiões e em sua trajetória de vida, muito cuidadoso com a criação.

A programação da paróquia iniciou a meia noite com uma salva de fogos, conhecida como alvorada. Logo mais acontece a carreata às 7h, batismo às 8h e 10h, benção dos animais às 9h, Missa Solene às 16h, seguida de procissão e arraial.

Rafaella Moura –  Rádio Rio Mar