O Junho Violeta, lei 20252/2020 faz parte de um trabalho de conscientização da população para mostrar a importância de denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos da pessoa idosa. Essa dura realidade de maus-tratos contra os idosos deve ser combatida.
Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa no estado, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iluminou a fachada do Teatro Amazonas, em alusão à campanha Junho Violeta. A iniciativa ocorreu no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.
Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, a ação, que também contou com a distribuição de panfletos informativos sobre as unidades de atendimento, busca promover a conscientização sobre o crescente número de idosos que são acometidos por algum tipo de violência.
O vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Jorge Wagner, reforçou que o respeito com os idosos é fundamental para combater a violência contra eles.
Nos últimos três anos, mais de 5,7 mil idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social foram atendidos pelo Centro Integrado de Proteção da Pessoa Idosa.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi criado em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O Disque Idoso registrou de janeiro a abril deste ano 690 denúncias e 178 orientações. As principais violações contra a pessoa idosa foram registradas na seguinte ordem: violências verbal e psicológica, violências financeira e patrimonial, negligência, abandono e violência física. Nos quatro primeiros meses do ano de 2021, foram 676 denúncias. No mesmo período de 2020, foram 512 denúncias.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar