Julho verde: Dados da FCecon apontam 216 casos de câncer de cabeça e pescoço em 1 ano

A campanha Julho Verde acontece no mês de conscientização mundial sobre o os tumores de cabeça e pescoço. Dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer – estimam que o Brasil registre mais de 222 mil casos da doença este ano. Tumores deste tipo atingem a tireoide, boca, garganta, laringe, faringe, paratireoide, traqueia e região sinonasal. O cirurgião de cabeça e pescoço da FCecon, Raimundo Monteiro, explica que o número de casos na instituição aumentou consideravelmente.

Em 2020, a Fundação Cecon registrou 216 casos de câncer de cabeça e pescoço. Homens e mulheres são atingidos pela doença. Dados do hospital AC Camargo, em São Paulo, chamam a atenção, cerca de 75% dos diagnósticos de câncer de amígdala e 32% dos de boca estão relacionados ao vírus do HPV. Para combater este problema, um forte aliado é a vacina, disponível desde 2017 na rede pública.

Médicos e dentistas fazem a detecção dos tumores de cabeça e pescoço, que podem ser resolvidos em 90% dos casos, quando diagnosticados precocemente. Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, manter a higiene bucal, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, abandonar o fumo e usar protetor solar, são itens importantes no combate ao desenvolvimento da doença.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: FCecon