Mais de 20 dias depois de prometer doar 50 mil doses da vacina Coronavac para imunizar profissionais de saúde do Amazonas, o governador João Dória (PSDB) justificou, nesta segunda-feira (08), através de nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo, o descumprimento da promessa: os ‘fura-filas’.
João Dória prometeu, no dia 17 de janeiro, que as 50 mil doses chegariam ao Amazonas no dia seguinte, 18 de janeiro, porém, até hoje as vacinas não chegaram.
No dia 19 de janeiro, dia em que a vacinação começou em Manaus, a Rádio Rio Mar questionou o Governo de São Paulo sobre o não envio do carregamento e, apenas nesta segunda-feira (08), recebeu a resposta, que diz o seguinte: “Conforme compromisso do Governador João Doria, o Estado de São Paulo coloca à disposição 50 mil doses da vacina ao Estado do Amazonas. Diante de fatos reconhecidamente públicos e de até mesmo suspensão pela própria justiça da imunização naquele estado devido à falta de planejamento e controle, São Paulo suspendeu o envio de imediato e aguarda a manifestação e apresentação de cronograma estadual de imunização do Amazonas.”
A Rádio Rio Mar questionou o governo do Amazonas sobre apresentação do plano e quando isso deve acontecer.
Através da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o governo respondeu que não recebeu nenhuma solicitação acerca do cronograma estadual de imunização do Amazonas por parte do Governo de São Paulo.
A FVS-AM acrescenta que o Governo do Amazonas está trabalhando para imunizar o máximo de pessoas possíveis, seguindo o cronograma de grupos prioritários definidos pelo MS. Ressalta ainda que, nesse domingo (07/02), o Amazonas recebeu 96.200 doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac. Essa última remessa deve imunizar todos os profissionais de saúde e idosos acima de 70 anos contra a Covid-19, tanto da capital quanto do interior.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Governo do Estado de São Paulo