Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre os sinais e sintomas da hanseníase, e fortalecer a luta contra o preconceito acerca da doença, iniciou nessa terça-feira (09), a campanha “Janeiro Roxo”, em Manaus. A programação de abertura aconteceu na Clínica da Família Carmen Nicolau, na zona Norte da capital.
De acordo com o Subsecretário da Semsa, Djalma Coelho, ao longo deste mês, as Unidades Básicas de Saúde intensificarão a oferta de exame dermatológico, teste rápido para os contatos e ações de busca ativa de novos casos da doença.
- Motoristas são autuados por estacionarem irregularmente em vagas para idosos
- PF deflagra operação contra prefeito de Borba por manipular testemunhas em investigação
Nas unidades de saúde da pasta já é possível encontrar exames dermatológicos, palestras e rodas de conversa com enfoque na doença. A ação abrange ainda a aplicação de questionários de suspeição de hanseníase (QSH), em bairros mapeados pela secretaria, com maior incidência de casos. Segundo o Diretor presidente da Fundação Alfredo da Mata, Carlos Chirano, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, transmitida por meio de secreções nasais, tosses ou espirros de pessoas infectadas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar