Janeiro Roxo alerta sobre o tratamento precoce da hanseníase

No “Janeiro Roxo”, que marca o mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase, a Secretaria da Saúde (Sesa) reforça a necessidade de atenção, mobilização e combate à doença. As ações do Janeiro Roxo também visam lembrar da importância do diagnóstico precoce e do tratamento que é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da luta contra o preconceito.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1,9 milhão de adultos brasileiros apresentaram sintomas da hanseníase. Em Manaus a prefeitura iniciou uma campanha para alerta a população sobre o tratamento precoce.

A Prefeitura de Manaus irá promover uma série de atividades neste mês durante a campanha “Janeiro Roxo”, que tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre o diagnóstico e tratamento da hanseníase, para continuar obtendo resultados positivos no controle da doença na cidade. A chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, Ingrid Santos, informou que as atividades educativas serão intensificadas nos bairros, ruas e comunidades ao longo do mês, para estimular a população a buscar os serviços de saúde quando apresentar sintomas da doença, como manchas na pele que não apresentam dor nem coceira, mas com perda total ou parcial da sensibilidade local, formigamento e cãibra.

As unidades da semsa também estarão ofertando o exame de pele e teste de sensibilidade com atendimento clínico aos casos suspeitos. Em 2020, foram registrados 72 novos casos de hanseníase na capital, número que subiu para 102 casos em 2021, e no ano passado, foram diagnosticados 111 novos casos.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar