A tabela de vencimento das placas e a base de cálculo para o pagamento do IPVA já estão disponíveis desde dezembro de 2021. Os 700 mil contribuintes proprietários de veículos automotores do Amazonas precisam se programar já que o imposto deste ano veio com reajuste médio de 22,49%.
O tributo pode ser recolhido em até três parcelas ou em cota única. Para os proprietários de placas com final 1 que pagarem o imposto em cota única ou a primeira parcela até o dia 31 de janeiro, o desconto será de 10%. Já se efetuarem o pagamento em cota única ou a segunda parcela até 28 de fevereiro terão 5% de desconto. O contribuinte que efetivar o recolhimento até a data limite, 31 de março, pagará o valor integral.
Várias formas de pagamento e descontos estão sendo disponibilizados, mesmo assim pode ter aquele que passe batido ou não tenha o dinheiro para quitar o débito do imposto. Nesse caso é preciso ficar atento já que sem a quitação da dívida o proprietário do veículo não pode fazer o licenciamento do carro, o que pode gerar em apreensão por parte da polícia. Fora a multa por atraso no pagamento do imposto, como explica Mary Luz, Sub gerente de IPVA da Sefaz.
Após 90 dias sem quitar a dívida do IPVA, o nome do contribuinte vai para o Serasa e pode sofrer outras sanções.
As guias para quitar o IPVA 2022 e evitar dor de cabeça, podem ser acessadas no site da Sefaz.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Detran-AM