Em 2024 os manauaras devem pagar mais caro pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Isto porque o imposto sofreu reajuste de 3,74% pela base de cálculo de impostos e multas da Unidade Fiscal do Município (UFM). O aumento é regulamentado pelo decreto nº 5.743 e foi publicado no diário oficial do município no último dia 29 de novembro.
O IPTU é uma contribuição municipal que incide sobre a propriedade de imóveis localizados em área urbana. Este imposto é uma fonte de receita para os municípios e é utilizado para financiar serviços públicos, infraestrutura e outras necessidades locais, como explica o consultor financeiro, Alon Hans.
Além do IPTU, o reajuste também afeta os valores do alvará e outros impostos. O novo valor foi fixado em R$ 139,82 para 2024 e já está válido desde o dia 1° de janeiro de 2024. Segundo Alon Hans, o reajuste deve aumentar o custo de vida da população, além da parte imobiliária do município.
Ouça a matéria em áudio:
Fatores como a localização, tamanho do terreno, área construída e características do imóvel podem influenciar no cálculo. A partir deste mês, todos os créditos tributários da prefeitura e as dívidas serão atualizados seguindo o valor da Unidade Fiscal do Município.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar
Imagem: Divulgação