O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas realizou, nesta quinta-feira, (15) uma vistoria técnica na Igreja de São Sebastião, situada no Centro Histórico de Manaus. A visita teve como objetivo acompanhar o andamento das obras de reforma, iniciadas em janeiro de 2025.
Segundo o Iphan, três igrejas centenárias, localizadas no Centro Histórico de Manaus passam, atualmente, por obras de restauração, com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 8 milhões.
A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiros, informou que o órgão realiza vistorias semanais nas igrejas históricas da capital.
A reforma das igrejas tem como objetivo garantir a preservação de sua estrutura e a segurança dos fiéis. Ela acrescentou que a Igreja de São Sebastião permanecerá fechada até a conclusão dos trabalhos, ainda sem prazo definido.
O bispo auxiliar de Manaus, Dom Hudson Ribeiro, também acompanha de perto a reforma. Segundo ele, a Arquidiocese de Manaus está atenta ao progresso das obras, pois a segurança dos fiéis é prioridade neste momento.
A Igreja de São Sebastião faz parte do conjunto arquitetônico do Centro Cultural Largo de São Sebastião, que inclui o Teatro Amazonas é um dos pontos turísticos mais procurados da capital amazonense.
Também estão em reforma a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, com previsão para finalizar as obras em maio, e a Catedral Nossa Senhora da Conceição, cuja entrega está prevista para julho deste ano.