Ipem encontra irregularidades em fantasias carnavalescas comercializadas em Manaus

ipem

Até o momento, 18 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados (Foto Divulgação)

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM realiza até o dia 17 de fevereiro, a operação “Carnaval na Floresta do Ipem”. As ações, que começaram no último dia 06, tem o objetivo de fiscalizar adereços e fantasias carnavalescas comercializadas na capital amazonense. Até o momento, 18 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e 120 produtos apreendidos.

ipem

Ipem orienta sobre consumo em comércios formais (Foto Divulgação)

Dentre as irregularidades encontradas nos produtos, está a ausência da etiqueta contendo informações obrigatórias. O Ipem/AM orienta, aos brincantes, a comprarem produtos em lojas do mercado formal, e a observarem os seguintes itens, destaca a chefe de fiscalização do Ipem Amazonas, Naíza Monteiro.

 

Outra preocupação do órgão, é quanto às fantasias e adereços voltados ao público infantil, já que houve um crescimento no número de festas e blocos carnavalescos voltados a essa faixa etária. Os produtos são classificados como brinquedos e, por isso, devem apresentar o selo de conformidade do Inmetro. A fiscalizadora orienta que os pais e consumidores fiquem atentos na hora de adquirir produtos como máscaras, óculos, tiaras de princesa, martelos de super-heróis, dentre outros.

Em caso de denúncias de possíveis irregularidades nos produtos, o consumidor pode entrar em contato com o Ipem/AM, por meio do número de telefone: 0800 092 2020, ou pelo canal “Fale Conosco”, no site: www.ipem.am.gov.br.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar