Durante o período da operação “Férias Escolares”, os agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas, verificaram 176 balanças em 99 estabelecimentos da capital amazonense. Deste total, dez instrumentos foram reprovados e seis estabelecimentos notificados.
Entre as irregularidades encontradas nos estabelecimentos notificados estão ausência de informação do preço a pagar pelo quilograma do pão francês; ausência de informação da tara (peso) do recipiente; e descumprimento da legislação que exige a comercialização do pão francês por quilograma e não por unidade, como explica o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
- Polícia divulga imagens de autores de roubo a ônibus do transporte coletivo em Manaus
- Classificados no processo seletivo para o Projeto Pipa começam a ser chamados
Os estabelecimentos que comercializam alimentos a peso devem ter um cartaz informativo em local visível para o consumidor indicando o valor da “tara” ou “peso do recipiente” e que deverá ser o mesmo indicado na balança. Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades podem realizar denúncias por meio do número 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar