Operação “Criança Segura” do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM apreendeu mais de 1.500 itens infantis irregulares no comércio de Manaus. Durante as fiscalizações, mais de 10 mil produtos foram inspecionados, e cinco empresas notificadas pelo órgão. Os fiscais percorreram lojas das zonas Norte, Leste e Sul da capital amazonense.
- Arsepam notifica e multa condutores clandestinos na AM-010
- Aeroporto de Itacoatiara recebe licença para funcionar
A operação tem como principal finalidade, alertar aos consumidores sobre a importância do selo do Inmetro e de outras informações que comprovem que o produto passou por ensaios técnicos, destaca o diretor-presidente do Ipem/AM, Renato Marinho.
A certificação mostra que o produto está apto para ser comercializado, garantindo a segurança do consumidor. A operação faz parte do plano nacional de inspeção coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
De 2 a 6 de outubro, os fiscais intensificaram as inspeções de carrinhos de bebê, berços, cadeiras de alimentação e bicicletas para verificar se estes possuíam o selo do Inmetro. Renato Marinho ressalta que os clientes devem denunciar qualquer irregularidade.
O cidadão, também, pode tirar dúvidas e fazer denúncias por meio do site: ipem.am.gov.br/ouvidoria ou pela páginas do órgão nas redes sociais. Os representantes dos cinco estabelecimentos comerciais notificados terão prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Ipem/AM. A multa pode variar de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar