Em fiscalização realizada nesta terça-feira (23/07), agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas, apreenderam brinquedos irregulares em uma loja de departamento localizada na avenida Governador José Lindoso, na zona Centro-Sul de Manaus.
Do total de 126 brinquedos retirados das prateleiras, 103 não tinham o número de registro junto ao Inmetro, como guitarra, flauta, violão, relógio e cubo mágico. E 23 pelúcias foram apreendidas por não apresentarem o selo de certificação do Inmetro.
A loja de departamento foi notificada e terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), podendo ser penalizada com multa que varia de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão. De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a obrigatoriedade da apresentação do selo de certificação do Inmetro garante que o brinquedo atende a todas as regras de segurança e qualidade.
- Números de emergências 190 e 193 estão temporariamente indisponíveis
- Inscrições para os concursos públicos da Ufam iniciam nesta quarta-feira; saiba mais
Durante a fiscalização, os agentes verificaram, ainda, outros produtos em exposição no estabelecimento como eletrodomésticos, têxtil, lâmpadas e itens de baixa tensão. Todos os produtos estavam de acordo com as normas em vigência e possuíam o selo de certificação.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar