A parceria ocorre entre a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia). As duas instituições assinaram o acordo nesta semana. A meta é desenvolver novos projetos e pesquisas científicas de Vigilância em Saúde do Estado.
A ideia é se antecipar a eventos de saúde pública. Ao todo, sete pesquisas serão contempladas nesse momento. Elas englobam temáticas que variam do fortalecimento da política de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais à implementação e promoção de ações de educação em saúde para a vigilância integrada e controle de doenças transmitidas por vetores e reservatórios na Amazônia.
Ronildo Baiatone, subgerente de entomologia do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, é coordenador de duas pesquisas científicas que fazem parte do acordo de cooperação técnica e destaca o ganho para a ciência e as duas instituições.
O virologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, avalia que a parceria fortalece a melhoria das ações de controle de doenças.
Rádio Rio Mar
Foto: Roberto Carlos/Secom, Anne Karoline Alves/FVS-RCP