Os Peixes-Boi estão na lista de animais ameaçados de extinção. Por isso, pesquisadores do INPA, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia trabalham para reintroduzir os mamíferos aquáticos na natureza. E o trabalho de soltura começa ainda na sede do INPA, quando os animais debilitados recebem tratamento por cerca de dois anos. Depois disso, os Peixes-Boi são levados para um semi-cativeiro, um tanque ao ar livre, onde os animais possam se alimentar sozinhos, mas longe dos predadores. De acordo com Antony Filho, que é veterinário do INPA, esses primeiros dias do ano, seis Peixes-Boi foram colocados em processo de reintrodução na natureza.
Atualmente, 72 Peixes-Boi estão em processo de reintrodução na natureza. A grande maioria ainda está em processo de reabilitação, porque foram resgatados feridos. A ideia é que os animais sejam colocados no semi-cativeiro, que é um espaço que simula o habitat natural da espécie. Segundo o Veterinário, esse é um processo fundamento para adaptação, antes da realocação do peixe-boi.
Os Peixes-Boi são soltos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçú-Purus, onde já foram soltos mais de 40 animais, nos últimos cinco anos. Esse ano, o INPA trabalha para realizar a soltura de pelo menos 30 Peixes-Boi saudáveis.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet