Catequistas dos 19 regionais brasileiros receberão durante a 61° Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a instituição do Ministério do Catequista. A cerimônia será realizada no dia 13 de abril no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).
O Ministério do Catequista foi Instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021. O ministério é um serviço permanente à Igreja local, adaptado às necessidades pastorais identificadas pelo bispo da diocese, e é destinado a cristãos leigos que desempenham suas funções de acordo com sua condição, recebendo a missão de transmitir a fé.
Representando o Regional Norte 1 estará a catequista Deolinda Silva, indígena macuxi do Raposa Serra do Sol.
Os catequistas devem ser homens e mulheres maduros na fé, ativos na vida da comunidade cristã e ter qualidades como acolhida, generosidade e vida fraterna. É importante que tenham uma formação, incluindo estudos bíblicos, teológicos, pastorais e pedagógicos, para serem capazes de comunicar eficazmente a verdade da fé.
Além disso, é requisito que tenham experiência prévia na catequese e sejam colaboradores no serviço à Igreja, como explica a membro do Grupo de Reflexão Bíblico–Catequética (GREBICAT), Irmã Maria Aparecida Barboza.
A Instituição do Ministério do Catequista acontece no dia 13 de abril, às 7h, em Aparecida, São Paulo.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar