Menos de 15 dias para entregar a declaração do imposto de renda

Dos 34 milhões de contribuintes não isentos, 22 milhões já enviaram a declaração do imposto de renda. Ainda falta um quantitativo expressivo deste público realizar o procedimento. Para quem ainda não se organizou é preciso ficar atento ao prazo para não pagar multa que tem valor mínimo de R$165,74, podendo chegar a 20% do valor do imposto devido.

O contador, Jander Júnior, relata que aqueles que ainda não estão com a documentação toda em mãos podem enviar a declaração mesmo que incompleta, pois haverá um prazo de retificação. Mas relata que essa alternativa não é válida para todos.

Entre as novidades deste ano está a possibilidade de receber a restituição ou pagar os valores devidos via pix. Neste caso é só preencher o espaço que pede a chave da conta bancária, mas antes de chegar a essa parte final do questionário é preciso checar se todos os ganhos foram declarados. Como destaca José Carlos Fernandes, supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal.

Uma dica para não cair na malha fina é informar, em caso de dependente, se o mesmo mora com o titular. A confirmação atualiza o endereço no CPF do dependente, além da necessidade de informar endereço de e-mail e celular.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil