Igreja no Brasil aborda direito à moradia na Campanha da Fraternidade 2026

Igreja no Brasil aborda direito à moradia na Campanha da Fraternidade 2026

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou, nesta semana, a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2026, que terá como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A campanha busca sensibilizar a sociedade sobre o direito à moradia digna como um reflexo da fé cristã. O tema foi sugerido pela Pastoral da Moradia e Favela e aprovado pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB.

O assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, ressaltou que o lema bíblico ilumina a discussão sobre o direito à moradia, partindo do mistério da encarnação de Cristo, que veio morar entre os pobres e excluídos.

O Brasil enfrenta uma grave crise habitacional, com um déficit de 6 milhões de moradias, além de 26 milhões de residências inadequadas. Padre Jean afirmou que essa realidade exige ações concretas para garantir um lar digno a todos, enfatizando a urgência de uma “conversão social” para transformar a realidade habitacional do país.

A imagem da campanha foi criada a partir da escultura “Cristo sem-teto”, do artista canadense Timothy Schmalz. Ela mostra Jesus coberto por um cobertor, com os pés feridos, simbolizando a presença de Cristo nos marginalizados. O cartaz também traz uma cidade dividida por cores contrastantes, representando as desigualdades sociais, com a igreja e a cruz no centro, convocando à reflexão e ação pela dignidade humana e justiça social.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

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