A Campanha da Fraternidade – CF deste ano, nos apresenta como tema a educação, seus principais avanços e dificuldades frente a pandemia que mexeu com o mundo. Professores e alunos tiveram de se reinventar e aprender a fazer da distância a proximidade possível em meio a crise sanitária.
Para debater e aprofundar assuntos referentes a educação, a Arquidiocese de Manaus em parceria com a Rádio Rio Mar FM, por meio da Comissão Organizadora da CF em Manaus, está promovendo o Programa Fraternidade e Educação. Em uma de suas edições, trouxeram à tona a Educação e os impactos da pandemia, com a participação do psicólogo e professor, Padre Hudson Ribeiro e professora Andreza Weil.
Ouça a matéria completa:
De acordo com Padre Hudson Ribeiro, a pandemia ocasionou o surgimento de mais casos de depressão e ansiedade, esses aspectos continuam a ser vividos e precisam ser acompanhados por profissionais. O educador trouxe o exemplo da União Europeia que faz um modelo de ensino mais próximo dos alunos, como dar espaços de fala.
Padre Hudson afirma que a solidão muitas vezes é entendida como um sintoma negativo e que ressignificar essa manifestação é importante.
- Pela terceira vez Campanha da Fraternidade fala sobre educação
- Arquidiocese de Manaus realiza Abertura da Campanha da Fraternidade 2022
Muitos alunos não se sentem motivados ao retorno das aulas, e alguns professores são culpabilizados por isso, enquanto também sofrem as sequelas da covid-19, destaca a professora Andreza Weil.
Você pode acompanhar as edições do programa pelas redes sociais da Rádio Rio Mar e Arquidiocese de Manaus.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar