Igreja Católica celebra Tempo da Criação e chama atenção para o cuidado com a Casa Comum

 

Igreja Católica celebra Tempo da Criação e chama atenção para o cuidado com a Casa Comum

Igreja Católica celebra Tempo da Criação e chama atenção para o cuidado com a Casa Comum

No período de 1°de setembro; Dia da Criação, a 4 de outubro; Dia de São Francisco de Assis, Patrono da Ecologia, a Igreja Católica celebra o Tempo da Criação. Fiéis de todo o mundo são convidados a orar e cuidar da Casa Comum durante esse tempo.

O dia 1º de setembro foi proclamado Dia de Oração pela Criação da Igreja Ortodoxa Oriental, pelo Patriarca Ecumênico Dimitrios I em 1989. Em 2001 a iniciativa foi acolhida por outras Igrejas Cristãs Europeias e na Igreja Católica no ano de 2015.

De acordo com o Coordenador da Comissão de Ecologia Integral da Arquidiocese de Manaus, Frei Paulo Xavier, este um tempo de diálogos e do fortalecimento da união pela justiça e a paz, seguindo o tema: “Que a justiça e a paz fluam” e o símbolo é “um poderoso rio”, inspirado na Profecia de Amós.

O Papa Francisco está escrevendo uma segunda parte da Encíclica Lautato Si, onde apresentará uma atualização do tema e abordará em particular as crises climáticas. A Encíclica Laudato Si é um documento dedicado a Casa Comum, foi escrito pelo Papa em 2015 e apresenta questões socioambientais e a relação entre Deus e o meio ambiente. Este é o segundo documento escrito pelo Papa Francisco em seu pontificado.

Segundo o ambientalista Carlos Durigan, vivemos uma grave crise socioambiental que atinge todo o planeta, onde chegou a um ponto de degradação que nos leva a um cenário irreversível de transformação, e que é muito sentindo pelas mudanças no clima.

Ouça a matéria em áudio:

Atendendo as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja da Manaus instituídas na Assembleia Sinodal, constituiu-se uma comissão que tem como finalidade dimensionar a Ecologia Integral em todas as ações pastorais da Arquidiocese de Manaus. Como primeira inciativa, a comissão está realizando um levantamento nas paróquias, áreas missionárias, comunidades e movimentos sobre a realidade quanto aos cuidados com a Casa Comum.

Formulário

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar