Igreja católica celebra a Exaltação da Santa Cruz, neste sábado

A festa da Exaltação da Santa Cruz nasceu em Jerusalém, em 335, após a descoberta das relíquias da cruz por Helena, a mãe do imperador Constantino. Neste dia, a ideia não é glorificar a crueldade da Cruz, mas o amor que Deus manifestou aos homens ao aceitar morrer por nós.

A vida do cristão é o testemunho de quanto Deus nos amou a ponto de dar seu filho Jesus, como explica o padre Amarildo Luciano.

A cruz é um símbolo propagado desde o batismo. Os fiéis aprendem o sinal da cruz e em todos os momentos de oração o realizam para recordar a salvação e o amor extremo de Jesus Redentor por cada um de nós.

O Vaticano fortalece a ideia que ao elevarmos o nosso olhar para a cruz não devemos ter medo, mas gratidão, porque tal elevação é a medida do amor com a qual Deus ama os seus filho, no Filho. A infinita misericórdia de Deus é capaz de iluminar as noites e nos permitir continuar caminhando, como destaca o padre Celso Ferreira, da Paróquia Santa Cruz de Manaus.

A Paróquia Santa Cruz de Manaus, localizada no Campos Elíseos, preparou uma programação extensa desde a terça-feira e neste sábado realiza a celebração da Exaltação da Santa Cruz, às 19h.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Vaticano