De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população no país, enquanto que a faixa etária entre 15 e 24 anos 14,8%. Esta é a primeira vez, que a população jovem foi superada pela idosa.
Este cenário leva a outros desafios, como a renda e a empregabilidade da faixa etária com pessoas mais experientes. O empreendedorismo é uma opção para muitos idosos. Segundo levantamento do Sebrae, atualmente existem mais de 4 milhões de donos de negócio 60+, o que representa 13,5% do total no Brasil.
Pensando em fomentar o empreendedorismo entre os idosos, a Fundação Doutor Thomas (FDT) realiza a primeira Feira da Economia Criativa e Empreendedorismo da Terceira Idade, no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul da capital.
O artesão, Albenor Neco, de 63 anos, comemora a oportunidade.
A exposição conta com 34 estandes de vendas montados para cem expositores de artesanato e 15 estandes de gastronomia, contemplando cerca de 115 pessoas idosas empreendedoras. A exposição também terá o “Concurso de Talentos da Terceira Idade”, com premiações de até R$ 3 mil reais.
A feira acontece até o dia 22 de novembro, das 17h às 21h. O evento conta com atrações musicais, como o “Príncipe do Brega” Nunes Filho e o “Rei do Arrocha” Guto Lima.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação