O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis intensificou as ações de fiscalização ao longo da BR-319, no Amazonas, para conter atividades ilegais que impulsionam o desmatamento na região.

Ibama reforça fiscalização na BR-319 contra desmatamento e ramais ilegais. Foto: Divulgação Ibama-AM.
A operação recente resultou na identificação de ramais clandestinos e na repressão a crimes como extração ilegal de madeira e abertura não autorizada de acessos à floresta. Durante a ação, os fiscais do Ibama apreenderam e destruíram um trator de esteira de grande porte, utilizado na abertura de ramais ilegais, sem qualquer licenciamento ambiental.
- Jovem de 17 anos é espancado até a morte em Manaus; família denuncia bullying e pede justiça
- Polícia apreende 600 kg de skunk e causa prejuízo de R$ 12 milhões ao crime organizado
Também foram apreendidos e inutilizados geradores de energia que davam suporte logístico às ações criminosas, permitindo a permanência de pessoas nas áreas desmatadas, como explica o Superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.
Segundo o Ibama, esses ramais podem levar à abertura de grandes áreas de desmatamento e à exploração ilegal de madeira. A operação,] faz parte de um conjunto de ações estratégicas para proteger a Floresta Amazônica, coibir crimes ambientais e garantir o cumprimento da legislação ambiental.
A população pode colaborar denunciando crimes ambientais pelos canais oficiais, como a Linha Verde 0800 61 8080 ou no site do Ibama.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar