O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mais do que dobrou o número de brigadistas que atuarão no programa de prevenção e combate a incêndios florestais, Prevfogo, neste ano.
Atualmente o Estado tem quatro brigadas do Ibama, das quais duas são indígenas e outras duas são regionais, com um total de 95 brigadistas.
Agora, o Prevfogo será ampliado para 8 brigadas, sendo quatro indígenas e quatro regionais, com acréscimo de 98 brigadistas em comparação com o ano passado. Assim, em 2025, serão 193 brigadistas para atuar em terras indígenas, assentamentos federais e demais unidades de conservação federal.
De acordo com o Superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, Barreirinha terá uma brigada inédita e outras serão reforçadas, como Autazes, Apuí, Humaitá e Manicoré.
Joel Araújo afirma que as equipe não atuam apenas no combate ao fogo, mas também na prevenção e em abordagens educativas, como o manejo de mudas e a queima controlada.
As novas brigadas receberão viaturas, carros de acesso à áreas sem asfalto e lanchas, segundo Joel Araújo.
Os novos brigadistas serão contratados após curso de formação com aprovação pela Coordenação do Prevfogo nos estados. O Ibama publicará edital com os detalhes do certame. Os contratos são de 06 meses.
As novas brigadas receberão novas viaturas, carros UTVs (de acesso à áreas sem asfalto) e lanchas, além de todo os equipamentos de combate direto como sopradores e abafadores para realizarem seus trabalhos de acordo com a necessidade de cada local.
Municípios atendidos
Os municípios do Amazonas que terão brigadas são:
- Barreirinha na Terra Indígena Andirá Marau;
- Autazes na Terra Indígena Recreio/São Félix;
- Nova Olinda do Norte no Projeto de Assentamento Extrativista Curupira;
- Humaitá no centro da cidade e Terra Indígena Tenharim/Marmelos;
- Lábrea no centro da cidade e na Terra Indígena Caetitu e;
- Apuí na Projeto de Assentamento Guariba.
Da redação
Foto: Ibama