Ibama avalia risco de vazamento em Navio com carga de gasolina encalhado no Rio Amazonas

Ibama avalia risco de vazamento em Navio com carga de gasolina encalhado no Rio Amazonas.

O navio petroleiro encalhado no Rio Amazonas há quatro dias, está com carga de gasolina e nafta, outro produto proveniente do petróleo. De acordo com o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, o órgão avalia o risco de vazamento e contaminação, e a empresa foi notificada para apresentar as licenças ambientais.

A embarcação tombou ao passar por uma área rasa conhecida como “Pedral do Guajará”, nas proximidades de Itacoatiara, na última segunda-feira (4). O local vem recebendo serviço de dragagem, o que já possibilitou o tráfego de alguns navios.

Por meio de nota, a Refinaria da Amazônia (Ream), empresa responsável pela carga, descartou risco de vazamento. A companhia disse que acionou os órgãos ambientais e a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Segundo a empresa, o navio recebeu material de contenção de óleo e uma equipe de mergulho contratada pela refinaria fez vistoria na área e constatou dano em parte do casco externo da embarcação. O embarcação possui um outro casco interno que está “íntegro”.

A companhia aguarda a apresentação do plano de contingência por parte do armador, devidamente aprovado pela autoridade marítima e demais órgãos, permanecendo no local do incidente de forma preventiva, com equipes de prontidão.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar