Obras de construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas já estão 24% concluídas

O Hospital Público Veterinário do Amazonas tem o objetivo de fornecer serviços gratuitos de consultas, cirurgias de castração, exames laboratoriais e internações, dentre outros, sendo uma opção de atendimento aos animais cujos donos não possuem condições financeiras para custear o tratamento de saúde em clínicas particulares.

A primeira unidade pública do Estado já está com 24% das obras concluída. Em construção, pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana, desde abril deste ano, o hospital é prioridade, destaca o governador Wilson Lima.

“Nós temos uma preocupação com aquelas pessoas que não têm condições de pagar pelo atendimento nas clínicas particulares. E muitos problemas serão evitados no sentido de garantir a saúde e sanidade animal com essa estrutura que nós estamos construindo aqui. Eu estou acompanhando de perto porque é uma prioridade do nosso governo”, destacou Wilson Lima.

Nesta semana, o governador vistoriou as obras de construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Estado. Uma das metas, além de assistência médica aos animais, é contribuir com a promoção de feiras de adoção responsável, visando controlar e prevenir o crescimento da população de animais de rua, combatendo ainda a proliferação de doenças.

Obra

O hospital está sendo construído na avenida Mário Ypiranga, no bairro do Parque Dez. A unidade terá dois pavimentos, além de um ambiente externo, que inclui construção de nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e estacionamento com 278,54 m 2.O espaço contará com baias de internação, consultórios, centro cirúrgico, recepção e sala de espera para atendimento.

Haverá, ainda, área de triagem; e salas para farmácia; laboratório; ultrassom; pós-operatório; raio X; e de expurgo, para descarte de material infeccioso; além de salas de paramentação; de preparo de cirurgia; de urgência e emergência; e de necropsia. Já no segundo pavimento haverá auditório; salas de conforto médico e outras áreas para administração.

 

Rádio Rio Mar

Fotos: Artur Castro/Secom