O governador Wilson Lima vistoriou, nessa terça-feira (05/08), as obras de reforma e ampliação do Hospital Francisca Mendes, na zona norte de Manaus. A unidade, referência em cardiologia na Região Norte, passa pela maior intervenção desde sua inauguração, há 26 anos.

Hospital Francisca Mendes terá ampliação de leitos e implantação de novos serviços. Diego Peres/Secom
Com 41% de execução, a obra vai aumentar em 38% a capacidade de internação, passando de 147 para 204 leitos, incluindo UTIs adulto e pediátrica. A nova estrutura também contará com uma recepção com capacidade para 200 pessoas — quatro vezes maior que a atual — além de novos serviços e áreas modernizadas.
“Estamos ampliando com qualidade, modernizando a estrutura e implantando tecnologia para que os pacientes tenham mais conforto, menos tempo de espera e um atendimento de excelência. Vamos sair de 147 para 204 leitos, com UTI adulto e pediátrica, além de uma recepção mais ampla e novos serviços”, afirmou o governador.
A reforma integra o Programa Saúde Amazonas e está sendo realizada por etapas, para garantir o funcionamento contínuo dos atendimentos. Até o fim de 2025, devem ser entregues o Hospital Dia, a nova Clínica de Cardiologia com 32 leitos e o novo laboratório.
- Em Manacapuru, mulher é presa por agredir filha com cacetete e causar traumatismo craniano
- Motociclista morre carbonizado em acidente no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus
Com investimento de R$ 43 milhões, a obra está sob responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A conclusão total está prevista para 2026.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar