Hospital 28 de Agosto reserva ala para atendimento de Covid-19, mas governo suspende medida

Através da Portaria 024/2024, a direção do Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto reservou todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três enfermarias do 5º andar do para atendimento de pacientes com Covid-19. Contudo, o governo do Amazonas suspendeu a medida, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM).

COVID-19, 28 DE AGOSTO, AMAZONAS, HOSPITAL, LEITOS, UTI

O movimento ocorreu após o aumento de 1.000% no número semanal de novos casos de Covid-19 em 2024. Na semana de 24 a 30 de dezembro a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) informou balanço com 60 contaminados. Por outro lado, na semana dia 21 ao dia 27 de janeiro, o total de casos confirmados passou para 660.

A Portaria 024/2024 é do dia 02 de fevereiro. Nele, a direção do HPS 28 de Agosto identifica a necessidade de normatizar o aumento no fluxo de pacientes infectados pela Covid-19.

O documento do 28 de Agosto determina que a “unidade de terapia intensiva (UTI) do 5º andar ficará reservada e destinada somente para pacientes que precisam de tratamento intensivo e diagnóstico de Covid-19” sendo “12 leitos de UTI para pacientes Covid-19 (três enfermarias), seis leitos de retaguarda para pacientes clínicos com diagnóstico de Covid, reforçando que os leitos clínicos serão prescritos e avaliados diariamente pelos médicos intensivistas”.

Por fim, a Rádio Rio Mar perguntou à administração do HPS 28 de agosto sobre qual é a justificativa para tal medida. A unidade hospitalar respondeu que se trata de uma iniciativa preventiva, em razão do possível aumento no número de contaminados em razão do período de Carnaval.

Já a SES/AM enviou a seguinte resposta à Rádio Rio Mar:

“A Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) informa que a portaria foi suspensa e esclarece que a mesma foi editada pela direção da unidade sem o conhecimento gestão da secretaria.
A SES reforça que desde 2021 a unidade conta com uma ala específica para o tratamento de pacientes com Covid-19 e que não há aumento no número de casos da doença no estado fora do esperado para o período Sazonal das Síndromes Respiratórias”.

De acordo com a FVS/AM, o Amazonas tem 640.573 casos da doença e 14.487 óbitos pela por Covid-19.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/SES