A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passa a contar com um novo equipamento para aferição da taxa de hemoglobina em doadores de sangue. A hemoglobina é verificada por meio de um teste rápido, realizado antes da doação, para garantir que o voluntário não esteja com anemia no momento da coleta. O dispositivo, chamado hemoglobinômetro, realiza o exame de forma não invasiva.

Hemoam implementa teste não invasivo para identificar anemia em doadores de sangue. Foto: Divulgação Hemoam.
Foram adquiridos quatro hemoglobinômetros que utilizam tecnologia óptica, similar à de um oxímetro, para medir os níveis de hemoglobina no sangue. O novo método torna a triagem mais rápida, segura e confortável para o doador. De acordo com o diretor técnico do Hemoam, Dr. Sérgio Albuquerque, a principal vantagem é a agilidade no atendimento.
- Idosa morre prensada entre veículos em acidente na zona leste de Manaus
- Homem é preso por tentativa de feminicídio em Presidente Figueiredo
Além de melhorar a experiência do doador, a nova tecnologia também trará benefícios operacionais. O exame poderá ser feito pelo mesmo profissional que realiza a entrevista clínica, eliminando a necessidade de uma pré-triagem separada. Isso otimiza o fluxo de atendimento e reduz o uso de insumos descartáveis, contribuindo para a economia de recursos e diminuição de resíduos perfurocortantes e infectantes. Segundo Dr. Sérgio Albuquerque, o aparelho oferece resultados quase imediatos.
A aquisição dos equipamentos foi feita por meio de emenda parlamentar no valor de quase R$ 300 mil. Ao longo desta semana, acontece o treinamento dos profissionais do Hemoam, e os novos dispositivos passam a ser utilizados na rotina da triagem a partir da próxima segunda-feira, 8 de setembro.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar