Hemoam e SES-AM definem estratégias para ampliar captação de doadores de sangue no estado

A Secretaria de Estado Saúde (SES-AM) e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) vão adotar novas estratégias para ampliar a captação de doadores e garantir estoque de sangue e hemocomponentes para a rede pública e privada de saúde.

Entre as ações estão a criação de uma campanha de incentivo à doação direcionada aos servidores de unidades de saúde, melhorias na gestão dos estoques dos hospitais, incluindo a produção, pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de uma nota técnica para orientar a oferta e o uso das bolsas de sangue, além da proposta de estender horários de coleta no Hemoam em dias alternativos, como os domingos.

Nas últimas semanas, o Hemoam vem registrando sucessivas baixas nos seus estoques e a necessidade de ampliar a captação de sangue.

Campanha Hospital Solidário

Uma das iniciativas acordadas é a campanha de reconhecimento das unidades hospitalares que se destacarem na mobilização de doadores, incluindo os servidores. A SES-AM vai criar o selo de Hospital Solidário aos que mais se destacarem na reposição de bolsas de sangue.

Em período de baixa de estoque, será intensificada a atuação da unidade móvel de coleta, conhecida como “Vampirão” em instituições como o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz e em setores da indústria e comércio.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação

 

  • Sakuratoto