Com o tema “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero”, a campanha alerta sobre prevenção à doença, que é 100% evitável. O governador Wilson Lima lançou, nessa quarta-feira (1º/03), a programação do Movimento Estadual Março Lilás 2023, e anunciou a Semana da Mulher no Hospital Delphina Aziz, com a intensificação de exames e consultas ginecológicas de 06 a 10 de Março.
O câncer do colo uterino é o único tumor humano com causa conhecida, o papilomavírus humano (HPV) e é 100% evitável. A doença é causada por infecções persistentes de tipos oncogênicos do HPV. O vírus afeta homens e mulheres. As inflamações não apresentam nenhum sintoma, como dor, sangue e vão se desenvolvendo lentamente no corpo até evoluir para o câncer de colo de útero. Para a diminuição do risco de contágio pelo HPV é recomendada a vacina contra o HPV para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
- Semsa promove abertura do ‘Março Lilás’, mês de prevenção ao câncer do colo do útero
- Manaus terá 580 casos de câncer de mama em 2022, estima o Inca
Durante a coletiva de impressa, o Governador destacou que para os próximos quatro anos, estão previstos investimentos na ordem de mais de R$ 200 milhões em projetos que potencializam e qualificam a média e alta complexidade no Estado para atendimento à mulher.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar