O Governo do Amazonas atualizou, nessa quarta-feira (16/04), as ações do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais voltadas para a Operação Cheia 2025.

Governo do Amazonas envia ajuda humanitária para municípios da calha do rio Madeira. Foto: Alex Pazuello/Secom.
Na reunião realizada na sede do Governo do Amazonas, na Zona Oeste de Manaus, foram atualizados os prognósticos para a cheia dos rios, bem como as medidas emergenciais voltadas à distribuição de ajuda humanitária, água potável e insumos de primeira necessidade, além de ações de fomento para o setor primário e monitoramento das calhas.
De acordo com o governador Wilson Lima, até o momento, mais de 23 mil famílias foram afetadas em todo o Amazonas, o equivalente a 92 mil pessoas impactadas diretamente.
Além disso, será feita a ampliação das estações pluviométricas de 12 para 50 unidades, a criação do fundo de reserva para apoio financeiro emergencial, capacitação dos coordenadores municipais e reforço no Centro de Monitoramento e Alerta em Tempo Real.
Atualmente, dos 62 municípios do Amazonas, oito estão em situação de emergência, 18 em alerta, 25 em atenção e 11 permanecem em normalidade.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar