O Governo do Amazonas entregou nesta quarta-feira 06/03, veículos e equipamentos de combate às arboviroses, no interior do Estado. 20 municípios com maior incidência das doenças foram comtemplados com a ação.
20 veículos e 125 pulverizadores foram entregues na manha dessa quarta-feira 06/03 à 20 municípios do Interior do Amazonas. Os equipamentos, que custaram R$ 5 milhões ao cofres públicos, serão destinados ao combate de doenças como a dengue, malária, zika vírus, chikungunya e febre oropouche. As ferramentas vão ampliar a capacidade de vigilância e atendimento em áreas de difícil acesso.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde – FVS, Tatyana Amorim, explica que outros municípios, com altas incidências de arboviroses, serão beneficiados com equipamentos.
No Amazonas, no período de 1º de janeiro à 29 de fevereiro, foram notificados 13.186 casos suspeitos de arboviroses, sendo 2.232 casos de dengue, 7 de chikungunya, 10 de zika, 1.674 de febre Oropouche e 4 casos de febre do Mayaro.
- UBS’s móveis são alvos de reclamação na zona norte
- Manaus dá início a campanha de mobilização contra a tuberculose 2024
O Estado, também, registrou 5.609 casos de malária nos primeiros dois meses deste ano. São Gabriel da Cachoeira, Manaus, Barcelos, Carauari, Itamarati, Coari e Humaitá estão entre os municípios com maior incidência da doença. O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, destaca que os equipamentos são importantes no combate à malária, no município.
Durante a entrega dos materiais, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou que união entre os órgãos públicos é importante para o enfrentamento das endemias.
A limpeza de terrenos e o combate aos focos de vetores das doenças é a melhor forma de prevenção, por parte da população. Por isso, faça a sua parte e inspecione, diariamente, as dependências do seu imóvel.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar