Após um fim de semana intenso com a vacinação de aproximadamente 141 mil pessoas em 34 horas, o Governo e Prefeitura de Manaus se reuniram nessa segunda-feira para fazer um balanço da ação.
A previsão é de que o público com faixa etária entre 40 e 51 anos se vacine ainda esta semana nos postos tradicionais e um novo mutirão deve acontecer dentro de 15 dias para dar continuidade ao processo de imunização.
Segundo o prefeito David Almeida, o próximo grupo corresponde a aproximadamente 300 mil pessoas com idade entre 30 e 39 anos.
David Almeida afirmou ainda que solicitou que as novas remessas que chegarem à capital sejam destinadas à esta faixa etária para alcançar a marca de 97% da população adulta de Manaus imunizada.
“A vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid. Os estudos mostram isso. Os pacientes que tem sido internado na nossa rede de saúde tem pouco agravado”, afirmou o governador Wilson Lima reforçando a importância da vacina no enfrentamento à Covid-19.
Segundo a secretária Municipal de Saúde Shadia Fraxe, ainda não é possível determinar como vai funcionar o calendário de vacinação devido as outras metas que precisam ser cumpridas. “Dependendo da disponibilidade de doses, é um calendário dinâmico. Nós temos aí acontecendo paralelamente grupos prioritários designados pelo Ministério da Saúde nós precisamos cumprir essas metas. Em paralelo Manaus conseguiu cumprir todas as metas do MS e por isso pudemos antecipar o grupo dos 40 anos”, declarou a secretária da Semsa.
A previsão é de que inicialmente apenas o público de 35 a 39 anos seja contemplado com o próximo mutirão.
Ouça a matéria completa:
Vitória Lima – Rádio Rio Mar
Fotos: Renato Belém/Secom