Governo anuncia realização de transplantes renais e implante coclear no Delphina Aziz

O Hospital Delphina Aziz vai passar a realizar transplantes renais; além de implantar serviços de otorrinolaringologia, incluindo o implante coclear, O início dos serviços está previsto para o primeiro semestre de 2023.

Governo anuncia realização de transplantes renais, implante coclear e outros novos procedimentos no Hospital Delphina Aziz

O anúncio foi feito na manhã dessa quarta-feira (16), durante coletiva de impressa na unidade hospitalar. O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES-AM) é de R$ 1 milhão para os transplantes de rins; e de R$ 230 mil por mês para o implante coclear. De acordo com o governador Wilson Lima, a implantação dos serviços melhora a qualidade de vida dos pacientes, reduz a necessidade de saída do domicílio e proporciona assistência mais próxima de seus familiares.

Os transplantes de rins já haviam sido realizados anteriormente no Amazonas, mas eram feitos por meio de parceria com a rede privada, desta vez, o procedimento será integralmente executado na rede pública estadual de saúde. O Delphina Aziz passará também a realizar serviços de otorrinolaringologia, com destaque para o implante coclear, que hoje não é feito no Amazonas.

A unidade passa a realizar exames bioquímicos, hematológicos e hemostasia; exames sorológicos e imunológicos; exames toxicológicos ou de monitorização terapêutica; serão feitas, ainda, biópsia por agulha (Histopatologia); e biópsia de peças grandes (histopatologia + imunoflorescência).

Devem ser realizadas, por mês, 463 cirurgias em regime de internação, entre cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, proctológicas, de otorrinolaringologia, além de cirurgias vasculares e torácicas. Por mês, em regime de hospital, o Delphina Aziz deve executar 710 procedimentos, entre cirurgias urológicas, ginecológicas, vasculares, dermatológicas, oftalmológicas, coleta de material por meio de biópsia, entre outras, entre as metas também está o atendimento mínimo de cerca de 10,4 mil consultas médicas por mês.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar