Golpes envolvendo o turismo estão mais frequentes. Com o avanço da imunização contra a Covid-19, os
consumidores começam a planejar viagens e buscar passagens aéreas com preços acessíveis. Aquele destino tão desejado fica mais próximo e as ofertas prometem tornar o sonho em realidade. A internet facilitou esse processo, há ofertas de diversos tipos. Tem até passagem com 70% de desconto mas é preciso ficar atento, como diz o ditado: quando a esmola é demais o santo deve desconfiar. Principalmente agora no mês de janeiro, período de férias, onde quem não se programou corre contra o tempo para aproveitar alguns dias descanso. O titular da Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor, Eduardo Paixão, alerta quanto as garantias para não cair em golpes relacionados a passagem aérea.
Uma pesquisa com as três maiores agências de viagens do Brasil aponta que a venda de pacotes turísticos para dentro do país nos últimos meses de 2021 superou o número comercializado no mesmo período de 2019, antes da pandemia. Em Manaus, a maior procura são por pacotes que incluem passagem e hospedagem, seguido dos que contem, também, transfer e passeios, como relata a agente de viagens Bárbara Almeida. Ela ressalta os perigos quanto aos pagamentos por meio de links.
O desejo de conhecer novos destinos, assim como retornar a um lugar onde a experiência foi prazerosa pode deixar muitos consumidores desatentos quanto aos indícios de fraude. Mas quatro verbos ajudam a manter segurança em meio ao planejamento das férias: pesquisar, desconfiar, avaliar e monitorar.
A Decon orienta que em caso de golpe o consumidor deve realizar os primeiros contatos com a empresa prestadora do serviço, tirar foto da tela do celular, do computador, guardar todas as informações da promoção que foi ofertada e formalizar a denúncia na sede da Delegacia do Consumidor, localizada na rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Freepik