Gerador do Hospital João Lúcio não funciona durante queda de energia e assusta familiares

Após um acidente entre uma carreta e um poste na Avenida Buriti, pelo menos seis bairros ficaram sem energia elétrica nesta segunda-feira (23). Entre os locais prejudicados está o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na Zona Leste. Funcionários e familiares contaram que o gerador não funcionou. O empresário João de Deus estava aguardando informações de um funcionário que se acidentou e presenciou o momento de desabastecimento.

“Para você como está a saúde do Amazonas, o pessoal está brincando com fogo. Isso é brincadeira, falta de consideração com o povo. Você está com paciente lá dentro, não tem notícia, não pode entrar”, disse.

Sem energia por cerca de 40 minutos, funcionários tentavam improvisar atendimento aos pacientes. Passava das 11h e o sistema de informações aos familiares ainda não havia retornado.

Outra testemunha, que não quis se identificar, relatou a apreensão dos médicos e enfermeiros. “Os equipamentos vitais para os pacientes, respiradores só tem carga suficiente para uma hora, então quando chegou aos 45 minutos, houve a correria, de preocupação mesmo, para suprir a falta caso a energia não voltasse após uma hora”, afirmou.

Ela contou ainda que não houve autorização da Secretaria de Estado de Saúde para ligar o nobreak, sistema que deveria suprir a falta de energia automaticamente. “O hospital tem um gerador, que não foi ligado porque a diretoria não permitiu porque não há um aval da SES, porque o gerador foi instalado agora e eles não têm o manuseio do gerador”

O Hospital e Pronto Socorro João Lúcio é referência no atendimento de Neurocirurgia e Politrauma no Estado do Amazonas. Além do problema da falta de energia, as condições de atendimento e infraestrutura também são relatos constantes.

“Todos os corredores do hospital estão lotados com macas nos corredores, com macas sem colchões, pacientes colocados em cima de macas frias, um descaso”, disse um familiar.

Ouça a reportagem:

A direção do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio informou que, apesar do imprevisto, não houve prejuízos no atendimento aos pacientes.

A Amazonas Energia informou que em Manaus há uma grande ocorrência de acidentes envolvendo postes, o que prejudica a distribuição de energia elétrica na capital.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar

Imagens: Macildo Ribeiro